Notícias

Copa do Nordeste: CBF garante aumento de 50% nas cotas em 2023


Copa do Nordeste: CBF garante aumento de 50% nas cotas em 2023

Sem definir valores, entidade máxima do futebol brasileiro promete ampliar verbas aos clubes

Categorias: Futebol Brasil

Por: Mateus Schuler, 11/11/2022

Clubes da Copa do Nordeste se reuniram na sede da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Um dos problemas financeiros da Copa do Nordeste parece ter sido solucionado. A CBF prometeu que os 28 clubes participantes, seja da fase preliminar, seja da fase de grupos, terão aumento de 50% nas cotas já a partir da próxima temporada. A definição veio após reunião na sede da entidade, nesta quinta-feira (10), em conjunto à ruptura com a agência responsável pela representação comercial da competição.

DISPUTA CONFIRMADA

Apesar do Nordestão ter ficado ameaçado de não ser realizado, justamente pelos imbróglios, foi garantido pela CBF, que assegurou não haver nenhuma possibilidade do contrário. As medidas a serem tomadas por conta do não recebimento das prestações de contas entre 2020 e 2022 eram a principal pauta junto aos participantes da Copa do Nordeste, que também foram resolvidas.

Por meio de nota, a entidade máxima do futebol brasileiro afirmou que “sempre vai agir no interesse de seus clubes filiados, que a agência responsável pela comercialização do torneio retinha mais de 50% das receitas e que não vai compactuar com as distorções do passado”. Dessa maneira, os valores brutos — que não foram divulgados — para cada um dos times serão ampliados em 2023.

Participantes da Copa do Nordeste terão aumento nas cotas em 2023 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

FÓRMULA DEFINIDA

Assim como a competição, o formato de disputa também está definido. Ao contrário da última edição, disputada neste ano, serão apenas duas fases preliminares, ambas em jogos apenas de ida. Dessa maneira, 16 equipes começam brigando por quatro vagas, se enfrentando no seguinte chaveamento.

Enquanto isso, outras 12 já estão com classificação assegurada aos grupos da Copa do Nordeste, seja por terem sido campeãs estaduais ou serem as melhores rankeadas de Bahia, Ceará e Pernambuco, as três federações de melhor posicionamento no respectivo ranking: ABC, Atlético-BA, Bahia, Campinense, Ceará, CRB, Fortaleza, Fluminense-PI, Náutico, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport.

HISTÓRIA DO NORDESTÃO

A Copa do Nordeste é disputada, oficialmente, desde 1994, mas com hiatos ao longo do tempo. O primeiro campeão foi o Sport, que possui três títulos no total, além de quatro equipes diferentes conquistando o torneio nas últimas cinco edições: Sampaio Corrêa, Ceará, Bahia e Fortaleza, este por duas vezes, inclusive a de 2022.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Copa do Nordeste (@copadonordeste)

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *